sexta-feira, 26 de março de 2010

Natureza das Emoções

Natureza das emoções:

 As emoções são feitas de componentes subjetivos, comportamentais, fisiológicos e cognitivos.

• Componentes subjetivos:

Os aspectos mais vividos das emoções provavelmente são os sentimentos e pensamentos, os aspectos subjetivos, que parecem estar entremesclados. É o estado afetivo ou os sentimentos associados à emoção.

• Componentes Comportamentais:
Durante as respostas emocionais, o comportamento inclui expressões faciais, gestos e ações.

◦ Expressões faciais:.

Os músculos faciais são muito responsivos a emoções. As medições físicas sugerem que eles se movem de maneira distinta, mesmo quando os ob-servadores não vêem sinal algum de emoção no ros¬to. O simples fato de ter pensamentos felizes ou tristes movimenta padronizadamente os músculos faciais. Os movimentos faciais refletem também a intensidade das experiências emocionais. Segundo Darwin “a livre expressão por sinais externos de uma emoção a intensifica... Aquele que faz gestos violentos aumenta a sua raiva”.

◦ Gestos e ações: emoções vêm primeiro e preparam para padrões de comportamento correspondente. Nossa comunicação, além de verbal, se dá também de forma não-verbal. Se irritados, podemos contrair o corpo, comprimir os lábios, etc.

- Hipótese do retorno facial: Assim como recebemos retorno sobre (ou percebemos) nossa excitação autônoma, também recebemos retorno sobre nossa expressão facial, e esse retorno combina-se com outros componentes da emoção para produzir uma experiência mais intensa.

• Componentes fisiológicos: Resposta de luta ou fuga.

• Componente cognitivo: Conjunto de idéias e crenças que acompanham as emoções e parecem vir à cabeça automaticamente.



• Obs.: Componentes entrelaçados e Interativos: Os componentes subjetivos, comportamentais e fisiológicos de nossas emoções estão entrelaçados e são interativos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.